O consumo excessivo de sal pode causar vários prejuízos à nossa saúde e uma alternativa para diminuir esse impacto é optar por alternativas mais saudáveis na hora de temperar a comida, como o sal de ervas.
Quando acrescentamos às ervas a nossa comida, enriquecemos nossa alimentação com os seus nutrientes e ainda conseguimos explorar um maior número de sabores, ampliando nossa experiência culinária.
Se aumentamos o uso das ervas, automaticamente conseguimos diminuir a quantidade de sal utilizada e isso ajuda a reduzir o risco de muitos problemas de saúde. Veja:
Problemas gerados pelo consumo excessivo de sal
· Hipertensão arterial;· Formação de pedras nos rins;
· Insuficiência renal;
· Aumento da incidência das doenças autoimunes;
· Agravamento dos sintomas da osteoporose;
· Afeta o paladar e ainda,
· Acelera o envelhecimento.
Como preparar o sal de ervas
Passo-a-passo:
· Você vai precisar de uma panela grossa onde vai colocar meio quilo de sal;
· Juntamente com o sal você deve colocar as ervas de sua preferência bem picadinhas. Lembre-se que elas precisam estar frescas, use de 30 a 50 gramas de cada;
· Leve ao fogo mexendo com uma colher de pau até que as ervas percam toda a água contida nelas;
· Depois de esfriar, armazene em um pote de vidro com tampa;
· Utilize normalmente substituindo o sal puro.
Quais ervas utilizar?
Você pode utilizar diversos tipos de ervas e temperos, algumas dicas são: Alecrim, manjericão, orégano, cebolinha, salsinha, estragão, alho, pimenta, nós moscada, etc.Qual quantidade utilizar?
A utilização das ervas é à gosto. Nós sugerimos entre 30 a 50 gramas de ervas frescas para atingir um sabor acentuado. Mas, se você ainda não está acostumado com o sabor delas na comida, utilize uma quantidade pequena inicialmente, e vá aumentando aos poucos.
Esperamos que você aproveite essa receita!
Postar um comentário