Conheça 7 tipos de suculentas e aprenda a cultivá-las em seu jardim

domingo, 21 de julho de 2019


As Suculentas são plantas simples e fáceis de serem cultivadas. São ideais para quem tem pouco tempo, por não precisarem ser regadas com tanta frequência, já que armazenam água em suas folhas.

Uma característica dessas plantinhas é que podem ser introduzidas em diferentes tipos de vasos, sozinhas ou combinadas, e irão trazer a natureza para dentro de sua casa.

Tendência em decoração de jardins, as suculentas tornaram-se popularmente conhecidas e possuem preços acessíveis a todos os tipos de consumidores. Uma ótima opção como lembrancinha em festas, por exemplo.

Já foram catalogadas 22 mil espécies de suculentas e nesse post trazemos para você 7 tipos de suculentas popularmente conhecidas, que vão te encantar. São elas: Orelha-de-Coelho, Colar de Princesa, Corações-emaranhados, Aranto, Rabo-de-Macaco, Planta-diamante e Colar de Golfinho.

Suculenta Orelha-de-coelho - Opuntia microdasys


Resistente ao frio, com aspecto mimoso a suculenta Orelha-de-Coelho possui espinhos finos e de difícil remoção. A incidência de flores de coloração amarela ocorre em meses quentes. De porte pequeno, podem ser cultivados isoladas ou combinadas com outras suculentas.

Suculenta Colar de Princesa - Sedum Hemsleyanum


Com aspecto delicado a suculenta Colar de Princesa ganha muitos admiradores. Na ponta de suas folhas formam-se pequenas rosinhas e se expandem com certa facilidade.

Suculenta Corações-emaranhados - Ceropegia woodii


A suculenta Corações-emaranhados é uma trepadeira, suas folhas possuem formato de coração. Em meses quentes há incidência de flores e ainda produzem frutos que caem quando maduros. Ganham maior destaque suspendido e cultivado em conjunto.


Suculenta Aranto - Kalanchoe daigremontiana



O Aranto, além de suas características ornamentais apresenta valor medicinal. Sobre a borda de suas folhas formam-se brotos, que ao se desprenderem geram novas mudinhas. Produzem flores raramente no inverno.

Suculenta Rabo-de-Macaco - Hildewintera colademononis


A suculenta Rabo-de-Macaco é um cacto, que possui caule longo e finos espinhos. Produzem flores na primavera e verão que costumam chamar muito a atenção, estas que secam em alguns dias e dão lugar ao fruto que guardam a semente em seu interior. Podem ser cultivadas em vasos e até mesmo suspensas.

Suculenta Planta-diamante - Pachyphytum compactum


Uma característica marcante da suculenta Planta-diamante são suas folhas com muitos lados que aparentam terem sido lapidadas como um diamante. Suas flores ocorrem eventualmente. Sua propagação dá-se por mudinhas que nascem ao seu entorno ou pela realização de estaquia.

Suculenta Colar de Golfinho - Senecio peregrinus


A suculenta Colar de Golfinho tem folhas pequenas em formato aparentemente de golfinhos, tendência entre os Japoneses, mas podem ser encontrada no Brasil. Produzem flores e quanto maior seu tempo de vida maior é o número de folhas.

Dicas para cultivar suculentas

As Suculentas são plantinhas com uma grande variedade de espécies, mas os cuidados são iguais.

  • Uma característica marcante é que necessitam de Sol. Devem desta forma, serem cultivadas em local que receba diretamente a luz solar ou bem iluminado que permitam assim o seu desenvolvimento.
  • Um fato sobre as suculentas; não necessitam de excesso de água, ou seja, não é preciso regá-las constantemente. Recomenda-se molhar a cada 15 dias durante o inverno e uma vez por semana no verão. 
  • Procure sempre verificar a umidade do solo, para não cometer excessos. É recomendado que não molhe as folhas, apenas a terra, para que a planta não apodreça. Uma dica é utilizar-se de conta gotas.



Postar um comentário