10 atitudes para dar o primeiro passo rumo a uma vida mais simples

sexta-feira, 2 de agosto de 2019


Nos dias atuais, parece que viver uma vida simples virou sonho utópico. Nós, os apaixonados pela natureza e pela simplicidade, caminhamos na contramão de uma sociedade de consumo que está o tempo todo querendo nos vender ou nos comprar. Manter o controle nesse caos consumista não é fácil, especialmente porque as nossas necessidades também acabam aumentando de uma forma que não se pode controlar.

Se consumimos mais agrotóxicos, obviamente que precisaremos de mais remédios. Se vivemos em locais cada vez menores, onde o solo está afogado em concreto, não podemos plantar e assim comprar tudo o que precisamos comer, vira outra necessidade. E a lista de necessidades que puxam umas as outras não tem fim.

Quanto mais compramos, mais necessidades vamos criando de forma automática e é justamente isso que o sistema quer.

Levar uma vida simples passou de um estilo de vida para uma necessidade. Buscar hábitos para desacelerar, são questões de saúde pública. Não podemos mais nos entupir de veneno e continuar aceitando isso como se fosse normal. Não podemos mais gastar a nossa vida inteira para pagar contas de coisas que simplesmente não vamos levar conosco.

Temos um corpo que nos foi dado para sentir esse mundo e toda a sua magia. Temos um espírito que está em busca de evolução e estamos gastando tempo e energia com coisas muito desnecessárias.

Precisamos começar a nos conscientizar das nossas reais necessidades. Precisamos ressignificar o nosso estar no mundo, investir nossa força vital naquilo que realmente cumpre o propósito de nos fazer crescer. Precisamos caminhar na contramão do que a sociedade nos impõe e enxergar a nossa real essência. Somos seres únicos e a natureza não é algo a parte de nós, a verdade é que nós somos parte dela.

Por isso, para levar uma vida mais simples e plena alguns hábitos podem nos ajudar a fazer essa reaproximação com nosso Ser, a trilhar o caminho de volta, a encontrar aquilo que realmente nos satisfaz desde a alma.

Confira 10 atitudes que vão te ajudar a dar o primeiro passo para uma vida simples de verdade 

1. Assuma um propósito

Questione-se sobre a sua própria postura, especialmente de consumo. Você está fazendo aquilo que o seu coração acha certo? A forma como você está vivendo agora é um passo para o futuro que você deseja viver? Se você estiver caminhando fora do que realmente quer para a sua vida, assuma um propósito e mude!

2. Mude um hábito de cada vez

Ninguém precisa mudar radicalmente do dia para a noite. Mas, todo mundo pode escolher um hábito e começar a praticar ele. Vá mudando aos poucos, escolha um hábito de cada vez e assim que conseguir inserir uma nova prática na sua rotina, então já pode ir aderindo a outras. É um processo. Respeite o seu tempo.

3. Tenha mais contato com a natureza

A natureza é uma grande professora, nela podemos perceber o quanto a vida pode fluir sem grande esforço, de forma natural, sem gasto desnecessário da nossa energia vital. Procure ter mais contato com ambientes naturais, pode ser numa caminhada semanal no parque, no cultivo de uma pequena hortinha em casa, num passeio habitual para ver os passarinhos, no preparo de um chá rotineiro. O importante é que você não se desligue totalmente dela, que esteja sempre observando o quanto a vida pode ser simples e plena. 

4. Pratique o desapego

Também não precisa ser algo radical, isso pode ser feito aos poucos. Comece pelas coisas que realmente não tem serventia na sua vida. Sempre tem alguém que realmente pode precisar e ela então terá mais propósito com essa pessoa. Isso serve para roupas que não usamos, objetos, aparelhos eletrônicos e tudo o que está apenas ocupando espaço.

5. Cultive o seu próprio alimento

Cultivar o próprio alimento gera economia, porque paramos de comprar esses itens no mercado ou na feira. Outra vantagem é que conhecemos o que estamos comendo. Se você quer simplificar a vida é fundamental que comece uma pequena horta.

Se você tem pouco espaço para isso, nesse post você confere 20 hortas e jardins verticais que cabem em qualquer lugar.

6. Cuide da sua alimentação

Se estamos falando de excessos que prejudicam, a alimentação é realmente uma das áreas que mais precisamos trabalhar. Comece colocando em sua mente que você precisa comer para manter o seu corpo saudável e com a energia necessária para aproveitar o melhor da vida. Escolha alimentos que te ajudem a viver esse propósito e elimine tudo o que for excedente. É claro que esses hábitos alimentares também podem ser adotados gradualmente, mas é preciso começar.

7. Cuide da sua casa

A nossa casa é um lugar que precisa ser cuidado, limpo e organizado. É nela que a gente precisa encontrar aconchego. Por isso é muito importante evitar excessos, encher os cômodos de coisas desnecessárias ou optar por uma decoração porque ela é tendência ou não. Sua casa é seu templo, adorne ela para agradar o seu coração e mantenha ela sempre arejada e organizada. 

8. Esqueça as regras que servem para todo mundo

Todo mundo tem uma fórmula incrível para viver com menos e até esse post pode ser uma fórmula, mas o ideal é que você consiga extrair de tudo isso o que realmente se encaixa a sua realidade e ao seu objetivo particular.

9. Busque se autoconhecer

O autoconhecimento é uma ferramenta muito importante para entendermos a nós mesmos. Quando não nos conhecemos estamos a mercê de ficarmos dependendo da influência e opinião dos outros. Por isso é muito importante manter esse contato consigo mesmo, observar a si mesmo e entender como você sente as coisas, de forma que possa trabalhar no seu próprio crescimento. 

10. Entenda o seu poder de escolha

Poder escolher é liberdade. E nós podemos escolher todos os dias quais atitudes vamos ter para mudar a nossa realidade. Se não hoje, podemos dar um pequeno passo para que isso aconteça amanhã, o importante é manter-se sempre caminhando e sempre fazendo escolhas que sejam conscientes e benéficas para o nosso bem-estar.



2 comentários :