Como viver com menos - princípios básicos

quarta-feira, 4 de setembro de 2019


Viver com menos coisas não é uma tarefa nada fácil, mas que proporciona mais tempo livre, economia de dinheiro e muita paz de espírito.

O que aprendemos desde cedo através das mídias é que acumular bens materiais nos faz melhores que os outros, como um símbolo de poder e status, que se intensificou ainda mais com as redes sociais. Entramos em uma corrida para adquirir mais e mais. Nos comparamos, acumulamos coisas que não precisamos, ocupamos todos os espaços possíveis e ainda temos que dedicar nosso precioso tempo para cuidar desses bens que adquiridos.

Nunca estamos satisfeitos, novas necessidades sempre estão a nascer. E ainda por cima, vivemos nos queixando de não poder fazer aquilo que realmente nos faz feliz.

A grande verdade é que a vida com menos coisas vai além da praticidade. É uma questão de encontrar propósito naquilo que fazemos, de organizar a forma como investimos o nosso tempo e nossa energia, para poder viver a vida com mais qualidade.

A solução para diminuir as bagagens acumuladas é tomar uma atitude de mudança e viver com menos. E aí, você está preparado?


Como viver com menos

Você já se perguntou o que realmente precisa? Para uma mudança efetiva precisamos começar nos questionando.

Viver com menos é assumir a postura de eliminar os excessos, aquilo que te prende, sejam encargos econômicos, emocionais ou físicos, de forma a abrir caminhos para uma vida mais equilibrada, prática, flexível, organizada e feliz.

Adotar um estilo de vida simples faz o dinheiro fluir mais facilmente. Pois isso fará com que o seu capital seja concentrado no que realmente você precisa.

A seguir, nós trouxemos alguns passos importantes para quem quer assumir essa jornada de limpeza para viver com menos coisas e mais qualidade de vida.



VIVER COM MENOS ESPAÇO 

Faça um inventário de quais são as suas reais necessidades, anote o que você não pode viver sem, como geladeira, fogão, cama, etc. Invista somente no que considerar realmente necessário.

O mesmo serve para o local onde você vive, questione-se sobre qual é a quantidade de espaço que você realmente necessita para viver. Ao morar em um lugar mais simples, com menor espaço e somente com o que você realmente precisa, automaticamente você irá descartar as necessidades de:

· Gastos com decoração, reformas, pintura e móvéis para prencher espaços;

· Aluguéis altos ou financiamentos para adquirir um bem;

· Desperdicio de tempo com limpeza ou pagamentos por serviços de outras pessoas.


TER MENOS ROUPAS

A maioria das pessoas possui várias peças de roupa, mas só usa as que realmente gostam, o que gera um desperdicio de dinheiro com a compra daquilo que não irá usar. A solução para isso é doar as roupas que não usa, eliminado esse acúmulo e passar a ter mais atenção ao adquirir novas peças. 

Quando for comprar uma peça nova, pense se realmente precisa, não se deixe levar apenas porque ela te serviu, é bonita ou, tem um preço acessível ao seu bolso.

Qual a necessidade de ter um armário lotado de roupas as quais não usa? Além de ocupar espaço, isso gera o estresse em ter que demorar a escolher o que vestir, tempo que poderíamos concentrar em questões essenciais, que realmente despertam os nossos interesses.

Você decidiu mudar, praticar o desapego e ter somente o que utiliza, mas não sabe por onde começar a desapegar dos hábitos antigos, siga estes passos:

1. Tire todas as roupas do armário;

2. Classifique-as, o que gosta, não gosta e as que não te servem;

3. Doe o que não precisa;

4. Veja o que sobra e separe conforme a estação;

5. Tire um tempo livre para realizar esta tarefa, no final se sentirá leve com o resultado.

Lembre-se que a sua atitude ainda pode fazer a vida de alguém mais feliz. Doar é um ato de amor ao próximo. Faça a diferença na vida de alguém.

VIVER COM MENOS PRODUTOS QUÍMICOS

Compramos produtos de beleza para pele, mãos, cabelos, pés, para diferentes usos corporais. Outros mais para fazer a limpeza de casa. 

Também podemos ser econômicos neste ponto. É possível poupar dinheiro, tempo e ainda, espaços que ocupamos para armazenar esses produtos. O ideal é substituí-los por produtos de origem ecológica, que utilizem menos embalagens e que contém menor índice de poluentes na composição.

Observe o produto antes da compra, verifique a sua origem de fabricação e os benefícios que eles te oferecem. Verá que os naturais são a melhor escolha a seguir.


VIVER COM MENOS CONSUMISMO 

Estabeleça com suas finanças uma relação de custo-benefício. O quanto você precisa para cumprir com suas obrigações e o quanto sobra? Fique atento a seu extrato bancário e a como tem gasto o seu dinheiro.

Evite ter vários cartões bancários, pois eles possuem taxas de manutenção, gerando mais juros. Procure comprar no débito, isso vai evitar que gaste o seu dinheiro com coisas desnecessárias.

Fuja dos cartões porque no final do mês a conta sempre chega.


COMER COM MENOS COMPLICAÇÕES


Simplificar sua alimentação não significa que irá se alimentar mal. Muito pelo contrário, talvez você passe a comer melhor.

Estamos na era de produtos processados, embutidos, ricos em açúcares e sais que são mais fáceis de serem consumidos por já estarem prontos.

Para mudar sua alimentação e economizar, você vai precisar ser criativo, pensar de forma diferente e buscar por novas alternativas. Algumas dicas para te ajudar:

1- Substitua os processados por receitas caseiras que podem ser preparadas por você mesmo;

2- Troque os lanches com frituras, por frutas ou até mesmo nozes;

3- Cultive sua própria horta e tenha produtos sempre frescos;

4- No jantar, opte por ter refeições mais leves;

5- Consuma as proteínas naturais: feijão, grão de bico, lentilhas, etc.

6- Troque refrigerantes, sucos prontos, etc; por sucos naturais ou chás de ervas.

Essas são algumas entre muitas outras mudanças de hábitos comuns que você pode fazer!

VIVER COM MENOS REDES SOCIAIS

Costumamos passar muitas horas nas redes sociais, o que consome o nosso tempo e tranquilidade. 

Vemos objetos, a vida de outras pessoas, e começamos a menosprezar tudo aquilo que temos. Isso tem tornado o mundo uma verdadeira competição, onde precisamos comprar para satisfazer o ego de sermos uns melhores que os outros.

Quando dedicamos menos tempo às redes sociais, sobra tempo para viver o momento presente, a realidade, aproveitar a essência do agora e sentir-se mais feliz com o que temos.


Benefícios de viver com menos

As dicas acima são apenas uma demostração da construção de um novo estilo de vida, isto não significa que sua forma de viver esteja errada, mas sempre há o que pode ser melhorado, não é mesmo?

O objetivo é o olhar para suas reais necessidade, o que te faz feliz de verdade e o que você realmente precisa.

Dê o primeiro passo para uma vida simples! Ter menos não significa ser pobre. Significa que você sabe do que precisa e está ciente de suas prioridades emocionais, mentais e financeiras.

Ter mais não significa ser mais. A felicidade não se mede pelo que temos em bens e sim, pelas experiências que acumulamos ao longo da nossa jornada na Terra.




Postar um comentário