A camomila é uma planta muito conhecida por suas propriedades medicinais. Tenha essa plantinha sempre a seu alcance e poderá aproveitar de seus incríveis benefícios.
A camomila é muito indicada para o tratamento de irritações na pele, pois possui características anti-inflamatórias, antissépticas e cicatrizantes. Também possui efeito calmante, combate sintomas da insônia, a ansiedade, o stress e o nervosismo.
Além disso, possui características aromáticas e ornamentais.
Conheça quais são os benefícios da Camomila
O chá de camomila pode ser feito a partir das flores secas ou por sachês. Ele é muito utilizado sozinho ou ainda combinados com chás de outras plantas, como por exemplo a Erva-doce.
Dentre os principais benefícios do chá de camomila estão: · Combate à ansiedade, ao stress e ajuda a desacelerar;
· Combate problemas estomacais;
· Ameniza enjoos;
· Trata de inflamações e feridas na pele e;
· Dores musculares e na coluna.
Dicas para cultivar a camomila
· É importante que o solo seja bem drenado, úmido e as regas sejam diminuídas no inverno;
· Indicado que haja um espaçamento de 20 centímetros entre plantas;
· Necessita receber no mínimo 5 horas de sol por dia;
· Apresenta baixa resistência às secas prolongadas.
Adubação
O mais recomendado é fazer a adubação orgânica, devendo evitar a adubação química, para não comprometer a saúde de quem a utiliza.
Em caso de ataques de pragas, o controle pode ser feito através de métodos naturais. Como produzir mudas de Camomila
As sementes da camomila devem ser espalhadas no canteiro, com a terra úmida. Estas não devem ser enterradas em profundidade, já que para que brotem necessitam de luminosidade.
O ideal é que a área escolhida para o plantio seja bem drenada e parcialmente sombreada, com solo respectivamente úmido sem exageros e excessos de água.
Estas características favorecem o crescimento e o pleno desenvolvimento da planta.
Colheita
As flores utilizadas para o preparo do chá devem ser colhidas entre os meses de junho até setembro. Após a colheita recomenda-se o replantio, pois o ciclo de vida da camomila é anual.
As flores devem ser deixadas em sombra para que sequem, em um local arejado e após secas, podem ser guardadas em recipiente fechado. Dicas para usar a Camomila em casa
As flores da camomila são a parte mais utilizada da planta para o preparo de chás, usados também em inalações ou ainda como compressas para irritações causadas na pele.
Para fazer o chá de camomila: Adicionar 2 a 3 colheres de flores de camomila em uma xácara de água fervente, cobrir e esperar cerca de dez minutos. Depois é só coar e beber. Como inalante em caso de sinusite o chá pode ser adicionado a uma panela de água fervente, deve-se colocar o rosto sobre o recipiente e cobri-lo com uma toalha para que o vapor seja inalado. Tomando-se os devidos cuidados, é claro, para não se queimar.
Já para a compressa, basta que após a preparação do chá você molhe um pano e aplique sobre a parte do corpo com a irritação.
Dizem que uma xícara de chá ao dia faz bem à mente, a alma e ao coração.
Postar um comentário