Selecionei 5 reflexões necessárias para esses tempos difíceis. Te convido a meditar sobre cada uma delas.
1. A importância da seletividade
Ser seletivo é você usar o seu pensamento crítico diante de tudo o que você consome diariamente. E neste momento precisamos muito falar, especialmente, sobre seletividade de informações.
As redes sociais estão lotadas de notícias, os contatos do whatsapp estão disparando um milhão de avisos, matérias, alertas sobre o COVID-19 e tudo que está entorno disso. Notícias boas, outras, terríveis. Muitas fake news, e também tem aquelas informações que são repetitivas ou desnecessárias.
É preciso ser seletivo ao consumir informações. Você simplesmente não precisa de tudo isso e muito menos, precisa entrar em pânico. Escolha ler sites confiáveis, deixe de seguir pessoas que disparam informações sem credibilidade e seja corajoso para se posicionar pedindo que não te enviem o que realmente não for importante nesta hora.
Outra dica é aproveitar o tempo disponível para consumir informações que agreguem valor para a sua existência.
2. Precisamos urgentemente cuidar do planeta e da humanidade
O cuidado com a nossa casa comum, o planeta Terra, é urgente. Precisamos repensar os nossos hábitos, participar de ações de preservação dos recursos naturais e apoiar causas que defendam a Terra e as pessoas.
Estamos em meio a uma pandemia e milhões de pessoas não tem acesso a água, recurso fundamental para a proteção contra o COVID-19, já que é necessário lavar constantemente as mãos com água e sabão.
É claro que a Terra está pedindo socorro e precisamos entender este grito. Em tempos de pandemia, é necessário repensar a forma que estamos cuidando do planeta e da humanidade, pensar em como podemos fazer a nossa parte e colocar isso em prática.
3. A importância do nosso tempo
Uma reflexão muito necessária em tempos onde fomos simplesmente obrigados a parar, a nos fechar em casa, a silenciar, a buscar proteção no próprio lar, é a de que nosso tempo é realmente precioso.
A gente não costuma dar valor ao tempo e a vida até que eles sejam colocados em cheque. Pois então, agora estamos aí, com a notícia diária da morte e o medo constante do que está pela frente.
Com tudo isso, o que temos de fazer é pensar sobre a importância do nosso tempo, o valor das nossas vidas, das nossas relações, daquilo em que dedicamos nossa energia mais preciosa, que é justamente esse tempo.
É importante se questionar: Como estamos lidando com isso e como podemos aproveitar melhor o tempo que nós temos?
4. Nós impactamos a vida de outras pessoas
Se tem uma reflexão mais do que necessária em meio a isso tudo é a de que nós impactamos, e muito, a vida de outras pessoas.
Falando de Corona Vírus, a maior responsabilidade é evitar o contágio e para isso temos que modificar totalmente o nosso modo de se relacionar. Além disso, precisamos ser muito responsáveis na hora de comprar alimentos e produtos para a proteção, pois não há disponibilidade para todos.
Se eu penso apenas em mim e ignoro os fatos, estou impactando negativamente a vida de muitas pessoas. Mas, se eu penso coletivo e tenho responsabilidade, posso contribuir positivamente para que esse processo ocorra da melhor forma possível para todos. E isso acontece não apenas no caso do COVID-19, mas em todas as nossas atitudes.
Se impactamos a vida de outras pessoas, qual a melhor forma de fazer isso? Tendo atitudes positivas, responsáveis, sendo cuidadosos uns com os outros, sendo exemplos naquilo que fazemos.
5. É possível simplificar a vida
Por fim, e não menos importante, se temos que pensar numa partilha justa de alimentos e de produtos visando a garantia de que todos terão, então temos a chance de pensar que podemos ser muito mais simples.
Podemos, por exemplo, optar pela água com sabão e deixar o álcool gel para aquelas pessoas que realmente precisam usá-lo. Podemos e devemos consumir os alimentos de forma mais consciente e saudável. Podemos economizar em muitas coisas, abandonar luxos desnecessários e nos entregar a chance de aprender um pouco mais sobre a simplicidade.
Aqui no Ser Natureza, já falamos bastante sobre ela. É momento de colocar em prática uma vida mais simples e consciente.
E aí, você está disposto?
Você pode conferir mais dicas sobre viver a simplicidade em nosso post 10 atitudes para dar o primeiro passo a uma vida mais simples. Não deixe de conferir.
Postar um comentário