Como transformar resíduos de cozinha em novas plantas

quarta-feira, 19 de agosto de 2020


No post de hoje, demonstraremos como muitos alimentos podem ser plantados sem que haja necessidade de comprar sementes, apenas com o que você já tem em casa.

A cozinha de nossa casa é uma fonte infinita de recursos para a horta e o jardim. Em sua maioria os resíduos que jogamos fora, tem grande potencial para o cultivo de novas plantas.

Nós do Ser Natureza já mostramos a vocês os Benefícios de ter uma horta em casa e até mesmo, a como iniciar uma horta nesse período de quarentena. Mas, também queremos mostrar que é possível reutilizar e promover ainda mais abundância.

As cascas de frutas, restos de tubérculos e vegetais, podem ser reutilizadas como adubo orgânico fornecendo nutrientes para melhor desenvolvimento das plantas.

Já, alguns vegetais podem realmente serem replantados, ou seja, você só precisa comprar uma única vez e com técnicas simples, terá sempre!

Veja quais são eles:

Alface

O meio da alface (coração) pode ser colocado em um recipiente com água (cerca de 1 a 2 cm), em local com alta incidência de luz. Em aproximadamente 3 ou 4 dias será possível visualizar novas folhas e raízes, o que indica que a sua muda já pode ser transplantada para o solo.

Manjericão

Para replicar o manjericão é simples, basta cortar as folhas com aproximadamente 10 cm de caule e o adicionar a um copo com água. Depois leve para uma área ensolarada, mas que não receba luz solar diretamente. No momento em que as raízes tiverem aproximadamente 4 a 5 cm de comprimento, a muda pode ser plantada no solo.

Batata

As batatas que começam a brotar na geladeira podem ser replantadas. O certo é colocá-las em um berço (buraco de terra para acolher a planta) com cerca de 10 cm de profundidade, sempre com o broto para cima.

Depois, devem ser cobertas com terra e após algumas semanas, as novas folhas já começarão a aparecer.

Cebola

De fácil cultivo, a cebola pode ser plantada com apenas uma parte, que é a da raiz. Ela deve ser cortada junto com cerca de 2 ou 3 cm de cebola e colocada no local escolhido, cobrindo a com terra.

Recomenda-se que, o local escolhido para o plantio receba luz solar. Em algum tempo, você se surpreenderá com o resultado.

A cebola, assim como outros alimentos também pode ser colocada em um recipiente com água e após alguns dias, já será possível observar o seu desenvolvimento. O mesmo ocorre com a cenoura.

Alho

Com apenas um dente de alho você pode obter uma nova planta. Adicione-o a um local com terra, podendo ser um vaso ou canteiro, de preferência onde haja incidência de muita luz solar. Em um mês, já será possível observar a germinação e posteriormente, as novas folhas.

Cebolinha

A cebolinha verde, passa pelo mesmo processo da alface e do manjericão. Deve ter a sua base submersa em um recipiente com água sob a incidência direta de luz solar. A água pode ser trocada e em alguns dias e a nova muda já poderá ser plantada no local desejado.

Pimentões

As especiarias como pimentas e os pimentões, podem ser plantadas por meio de suas próprias sementes. O local escolhido deve receber muito sol, e deve ser evitado o plantio em dias frios, pois impede a germinação.


Tomate 

O tomate pode ser plantado por meio de sementes. Ao serem retiradas, devem ser enxaguadas e colocadas para secar. Após a secagem, podem ser plantadas no solo onde recebam luz solar. Assim como os pimentões, elas não toleram o frio.

Postar um comentário