Os incensos são muito utilizados para afastar energias negativas, purificar os ambientes e deixar um aroma gostoso e agradável.
Porém, a utilização da versão industrializada não é recomendada, já que durante a queima, eles eliminam agentes nocivos á saúde, como chumbo e pólvora, por exemplo.
A melhor forma de utilizar o poder dos incensos é fabricando-os em casa, de forma natural.
A seguir, ensinamos você a fazer incenso natural em casa de forma super simples. Confira.
1 – Escolhendo as ervas
Você pode cultivar ervas em casa para fabricação de seus próprios incensos, ou consegui-las com amigos e familiares. Dê preferência para plantas que sejam cultivadas de forma orgânica.
Cada erva emite um aroma diferente e também pode estar associada a intenções diferentes. As mais utilizadas são:
Alecrim;
Erva Cidreira;
Alfazema;
Sálvia;
Arruda;
Hortelã;
Manjericão;
Rosas e flores em geral;
Lavanda.
Para o preparo, corte os galhos das plantas que você escolheu utilizar em um tamanho aproximado de 15 centímetros.
Você pode fazer o seu incenso de uma única erva ou combinar várias plantas. O indicado é que faça, no máximo, com 2 ou 3 plantas.
2 – Como fazer incenso natural com barbante de algodão
Uma das formas de amarrar o seu incenso é utilizando um barbante de algodão fino.
Basta juntar bem as ervas escolhidas e ir passando o barbante no entorno. Quanto mais apertador ficar, será melhor, pois a queima ocorrerá de forma mais lenta.
É bom passar o barbante ao entorno de todo o incenso, pois conforme a planta for secando, se ela tiver folhas pequenas, elas irão cair. Então, capriche para que fique bem preso.
3 – Como fazer incenso natural com papel vegetal
O papel vegetal pode ser encontrado em papelarias e lojas de artigo para casa e cozinha. Para montar o incenso, é preciso enrolar o papel com as ervas dentro, no formato de um charuto. No entorno, também deve ser passado um barbante de algodão fino para que fique bem amarrado.
4 – Secagem
Escolha um local seco e arejado para que seus incensos possam secar. O processo leva cerca de duas semanas e você pode conferir se eles estão prontos, observando se as folhas estão totalmente secas.
5 – Queima
No momento da queima, é importante ter um incensário ou recipiente adequado para que as cinzas não se espalhem. Faça isso longe de materiais inflamáveis.
Você irá acender a extremidade do incenso utilizando um fósforo e irá esperar que ele acenda bem. Depois é só deixar sobre o incensário e a queima ocorrerá lentamente.
Quando se acende um incenso com intenção de purificar as energias de um ambiente, costuma-se caminhar por ele com o incenso na mão para que a fumaça percorra todo o espaço.
Esperamos que você tenha gostado dessa dica!
Postar um comentário