O que é Sustentabilidade?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

 


A Sustentabilidade é um tema cada vez mais presente em nossa sociedade, mas infelizmente nem todo mundo conhece o seu conceito e como ela pode ser colocada em prática.

Nesse post, nós falamos um pouquinho sobre o que é sustentabilidade, como e onde essa ideia surgiu e ainda damos algumas dicas simples para adotar atitudes mais sustentáveis no dia a dia e contribuir com a preservação dos recursos naturais do planeta.


Conceito de Sustentabilidade

A palavra sustentabilidade deriva do latim sustentare, que significa sustentar, suportar, manter, resistir, conservar em bom estado. Em seu sentido literal, encontrado no Wikipédia, indica uma característica ou condição de um processo ou sistema que permite a sua permanência, em certo nível por um determinado prazo.

O surgimento do conceito de sustentabilidade aconteceu em 1972, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo. O evento foi o primeiro a ser realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de reunir líderes mundiais para discutir sobre as questões ambientais.

Nesse sentido, a sustentabilidade é um conceito que visa a criação e aplicação de práticas que contribuam para amenizar a degradação do meio ambiente e preservar os recursos naturais do planeta, de modo que eles possam durar mais tempo, sem afetar a qualidade de vida da geração atual e das futuras.

A sustentabilidade só pode ser alcançada por meio do Desenvolvimento Sustentável. Mas, o que é isso?

 

O que é Desenvolvimento sustentável?

O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi discutido em outro evento realizado pela ONU, no ano de 1992, a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro e ficou conhecida como Eco-92.

De acordo com a definição do WWF (World Wide Fund for Nature ), Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, o desenvolvimento sustentável consiste no modelo de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das próximas gerações. Ou seja, é um desenvolvimento que conserva os recursos naturais da Terra e não os esgota.

Para que isso seja possível, é necessária uma ampla conscientização de que os recursos naturais não são inesgotáveis, mas sim finitos. O modelo econômico atual precisa ser repensado para equilibrar os fatores Social, Ambiental e Econômico.

Se faz necessário que governos, instituições, empresas, comunidades e pessoas desenvolvam uma postura onde as atitudes tomadas priorizem o que é socialmente justo, ecologicamente correto, economicamente viável e culturamente diverso.

Ou seja, sejam pequenas ou grandes ações é preciso focar no que é sustentável, que evita degradar e poluir o planeta e que promove a conservação e manutenção do seus recursos.


O que é ser sustentável?

Ser sustentável é aproveitar de maneira consciente aquilo que o planeta nos disponibiliza, sem prejudicar as gerações futuras. Ou seja, é ter atitudes que sejam saudáveis para o meio ambiente e para as pessoas.

 

Atitudes sustentáveis para adotar no dia a dia

  • Separar os resíduos gerados em casa e destiná-los para os programas de reciclagem da sua cidade;
  • Evitar o desperdício de água, energia e alimentos;
  • Reciclar e reutilizar os produtos sempre que possível, evitando que eles possam parar na natureza, causando poluição;
  • Fazer uma composteira doméstica para aproveitar os restos de alimentos;
  • Doar roupas, calçados, móveis e outros itens que não usa mais;
  • Reduzir o consumo de plástico com atitudes simples como adotar uma ecobag no lugar das sacolas plásticas;
  • Caso tenha viabilidade econômica para isso, priorizar fontes renováveis de energia, como a solar;
  • Substituir as lâmpadas de casa por modelos mais econômicos como as de LED;
  • Investir em empresas que se preocupam com o meio ambiente;
  • Diminuir o uso do carro;
  • Plantar árvores sempre que possível;
  • Preferir alimentos mais naturais, frescos e produzidos pela agricultura familiar;
  • Ter sua própria horta caseira.

E aí, você já adota alguma dessas atitudes no seu dia a dia? Tem alguma ação que você indicaria para as pessoas? Compartilhe nos comentários!

Postar um comentário