7 dicas para começar uma horta do zero

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Você já pensou em ter uma horta em casa, mas não sabe nem por onde começar? Nesse post, nós vamos te ajudar a dar os primeiros passos para cultivar seus próprios alimentos. 


Uma pequena horta em casa é suficiente para produzir muitos benefícios. Alimentação mais saudável, economia na hora de fazer a feira da semana, conhecer de pertinho os alimentos que estão indo para o nosso prato, além de aproveitar do bem-estar promovido pelo contato diário com a natureza.

Mas, junto com uma horta em casa surgem vários desafios, saber o local adequado para o plantio, como manejar as plantas, o que elas precisam para crescer saudáveis, dentre várias outras coisas.

Tudo isso pode acabar te fazendo desistir do processo ou ir sempre deixando para depois, não é mesmo?

Mas, saiba que o mais legal é que tudo isso será aprendido ao longo do tempo. Ou seja, você não precisa saber tudo sobre plantas e solo para ter a sua própria horta. Basta querer e colocar a mão na massa que com o passar do tempo, esses aprendizados irão acontecendo.

A natureza tem muitas lições incríveis para nos ensinar. A sua nova horta pode ser uma oportunidade incrível para aprender com ela.

 

Como fazer horta em casa? 7 passos para começar hoje mesmo!

1 – Comece pelo planejamento

Para começar, defina qual será o espaço a ser utilizado. Se você não tem um quintal em casa, pode fazer uma horta em vasos na varanda ou um modelo de horta vertical utilizando pallets, por exemplo.

Avalie quais são os ambientes disponíveis na sua casa e estude qual a melhor possibilidade. Isso também é importante para saber o que você precisará comprar.

Anote tudo o que você já tem e que pode ser usado para a sua horta. Depois, liste que o que ainda precisará adquirir. Mas, lembre-se que é possível improvisar em algumas coisas e ir adquirindo ferramentas e insumos ao longo do tempo. O importante é começar!


2 – Verificando as condições do local de plantio

É necessário verificar se o local onde você fará o plantio recebe uma boa iluminação solar, quantidade moderada de vento e se está próximo de alguma torneira, para que seja possível fazer a irrigação.

Antes de plantar, verifique se há formigueiros, areia, pedras, entulhos, grama e outras coisas que precisam ser removidos do local de plantio.

Se você for plantar no quintal, evite locais onde acumule água da chuva, pois muita umidade pode causar o apodrecimento das raízes de suas plantinhas.

Os canteiros, precisam ter uma largura razoável para que seja possível manejar as plantas. É legal utilizar seu braço para medir e escolher uma medida que fique confortável para você.

 

3 – Insumos e ferramentas

Para começar, você precisará de uma enxada, caso a horta seja no quintal, para que seja possível mover a terra e criar os canteiros. Irá precisar também de pá, regadores ou mangueira, tesoura de poda, pulverizador e colheres de transplante.

Existem outros itens que podem facilitar o dia a dia na horta como plaquinhas para identificar as plantas ou cerca em locais onde existam animais. Isso pode ser adaptado de acordo com suas necessidades.

 

4 – É hora de preparar o solo


O solo para o plantio não pode ser compactado, pois isso dificulta o crescimento das plantas. Após fazer a limpeza do terreno, use a enxada para descompactar o solo e fazer o nivelamento dos canteiros.

Cobrir o solo com cobertura morta, como palha ou grama vindas de outras áreas é importante para manter a umidade e nutri-lo.

 

5 – Escolha o que você irá plantar

Antes de escolher, pesquise quais são os vegetais da época. Se você vai plantar em vasos, precisará de plantas mais comuns como ervas, temperos e vegetais de folha mais fina, como alface e rúcula.

Para quem vai cultivar canteiros, existem alguns cultivos que se dão bem em qualquer clima e época, exemplos são a salsa, o manjericão, a hortelã, batata-doce, abóboras, pimentas e quiabo. Estes são boas dicas para iniciar seu cultivo.

Você pode fazer o plantio utilizando sementes ou mudas, que podem ser adquiridas em casas agropecuárias ou com agricultores locais da sua cidade.

 

6 – Chegou a hora de plantar


A semeadura deve ser feita em sulcos ou berços. As sementes ou mudas devem ser depositadas de forma cuidadosa nesses sulcos, seguindo uma linha contínua, uma ao lado da outra.

É importante que o solo esteja úmido para facilitar o plantio.

 

7– Adubação

A adubação é importante para manter as plantas fortes e saudáveis e o mais indicado é utilizar fertilizantes naturais e orgânicos. Uma dica é fazer uma composteira doméstica, que além de fornecer substrato para o plantio, irá gerar um poderoso fertilizante.

As plantas sempre indicam a necessidade de mais adubação, por meio de manchas amareladas ou engruvinhamento das folhas.

 

E aí, bora mexer na terra? 

Com estas dicas você conseguirá começar uma horta do zero. Em breve, traremos por aqui mais dicas de manejo. 

Conta pra gente nos comentários o que você gostaria de saber sobre o assunto!

 

 

Postar um comentário