Erva-cidreira: para que serve e quais os benefícios?

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Nesse post você irá descobrir para que serve a erva-cidreira e quais são os seus benefícios para a saúde.


A erva-cidreira (Melissa officinalis), também chamada popularmente de erva-cidreira verdadeira, ou simplesmente, de melissa, é uma planta perene herbácea da família da menta, da hortelã e do boldo.

Ela é originária do mediterrâneo e da Ásia e já era cultivada desde a antiguidade como erva aromática.

A erva-cidreira é uma planta arbustiva que pode alcançar entre 20 e 80 cm de altura. O caule é ramificado desde a sua base e conforme ela cresce, vai formando touceiras. Suas folhas são de tom verde escuro e todas as partes da planta tem um aroma levemente frutado muito semelhante ao do limão.


Para que serve a erva-cidreira?

A erva-cidreira é uma planta muito utilizada na medicina tradicional, tanto na forma de chá quanto na aromaterapia. Ela possui efeito antiespasmódico, antinevrálgico e calmante.

É muito utilizada no tratamento de problemas digestivos e na redução dos sintomas do estresse e da ansiedade, já que é capaz de promover a sensação de bem-estar e tranquilidade.

Por atrair abelhas produtoras de mel, pode ser utilizada como planta ornamental. Seu óleo essencial é um ingrediente comum em perfumes e alguns outros produtos como cremes dentais e sabonetes.

Na culinária, pode ser utilizada em sucos e até mesmo em pratos mais rebuscados.


Benefícios da erva-cidreira

Trata e previne problemas gastrointestinais

A erva-cidreira pode auxiliar no tratamento de problemas como indigestão, dores de estômago, náuseas, vômito e refluxo gastresofágico, graças a sua ação anti-inflamatória, antiespasmódica e antioxidante.

Além disso, ajuda a eliminar os gases intestinais, aliviando desconfortos e outros problemas.


Combate o estresse e a ansiedade

A erva-cidreira possui em sua composição o ácido rosmarínico, que ajuda a aumentar a atividade dos neurotransmissores cerebrais, como por exemplo o BAGA, que é responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar no corpo. Com isso, reduz sintomas da ansiedade, do estresse, a agitação e o nervosismo.


Melhora a qualidade do sono

Seus compostos fenólicos tem propriedades calmantes e sedativas que podem ser muito úteis para tratar quadros de insônia e aumentar o relaxamento.


Alivia dores de cabeça

Outro benefício da erva-cidreira é com relação a redução de dores de cabeça, principalmente quando elas são causadas pelo estresse. Suas propriedades analgésica, anti-inflamatória e relaxante ajudam a liberar a tensão e relaxar os vasos sanguíneos, promovendo um alívio imediato da dor de cabeça.


Trata sintomas da TPM

A ação do neurotransmissor GABA ajuda a melhorar o humor, o estresse e a ansiedade relacionados com a TPM. Além disso, suas propriedades analgésica e antiespasmódica ajudam a reduzir o desconforto gerado pelas cólicas nesse período.


Elimina bactérias e fungos

Existem pesquisas que mostram que os ácidos rosmarínico, cumárico e cafeico presentes na composição da erva-cidreira podem eliminar fungos de pele, Cândida e outras bactérias, como Salmonella sp que provoca diarreia e infecções gastrointestinais e a Escherichia coli que provoca infecção urinária.


Como preparar o chá de erva-cidreira?

Utilize apenas as folhas da planta, pois esta é a parte que concentra as suas propriedades benéficas. Elas podem ser usadas tanto frescas quanto secas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de erva-cidreira secas ou frescas;
  • 1 xícara de chá de água fervente.

Preparo

Coloque as folhas em um recipiente, cubra com a água quente e tampe. Deixe repousar por alguns minutos, depois coe e está pronto para beber.

O recomendado é consumir no máximo 3 xícaras do chá por dia.

Postar um comentário